A concussão é uma lesão no cérebro que resulta em perda temporária da função cerebral normal.  É geralmente causada por uma pancada na cabeça. Cortes ou hematomas podem estar presentes na cabeça ou no rosto, mas em muitos casos não há sinais de trauma. Isso porque o cérebro normalmente flutua dentro do crânio, amortecido pelo líquido cefalo-raquidiano (líquor) e, apesar de ter uma consistência gelatinosa firme, é vulnerável a traumas externos. O crânio protege o cérebro contra o trauma, mas não consegue absorver todo o impacto de uma força violenta.

 

Pessoas com concussões muitas vezes não conseguem se lembrar o que aconteceu imediatamente antes ou após a lesão, e eles podem agir de maneira confusa. A concussão pode afetar o julgamento, a memória, os reflexos, a fala, equilíbrio e coordenação muscular. Mesmo concussões leves não devem ser menosprezadas, já que um golpe abrupto na cabeça ou até mesmo uma rápida desaceleração, pode fazer com que o cérebro salte contra a parede interna do crânio. Existe, então, um risco potencial para rasgar os vasos sanguíneos, estirar as fibras nervosas e formar contusões da substância cerebral.

 

A contusão é uma lesão do cérebro que envolve sangramento e inchaço no cérebro. Ele pode ser pensado como um ferimento do tecido cerebral. Por exemplo, às vezes, um golpe pode resultar em danos microscópicos para as células do cérebro, sem danos estruturais evidentes visíveis em uma tomografia computadorizada. Em casos severos, o tecido cerebral pode começar a inchar e como o cérebro não pode escapar dos limites rígidos do crânio, inchaço grave pode comprimir o cérebro e seus vasos sanguíneos e limitar o fluxo de sangue. Sem um adequado fluxo sanguíneo, o cérebro não recebe o fluxo necessário de oxigênio e glicose e um acidente vascular cerebral pode ocorrer. Inchaço cerebral após uma concussão tem o potencial de ampliar a gravidade da lesão.

 

Sintomas

  • Dor de cabeça prolongada;
  • Distúrbios da visão;
  • Tontura;
  • Náuseas ou vómitos;
  • Diminuição do equilíbrio;
  • Confusão;
  • Perda de memória;
  • Zumbidos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensibilidade à luz;
  • Perda do olfato ou paladar.

 

Se algum destes sintomas ocorrer após um golpe na cabeça, um profissional de saúde deve ser consultado o mais rapidamente possível.

 

Tratamento

O tratamento padrão para concussão é repouso. Para dores de cabeça, analgésicos comuns podem ser prescritos. Dores de cabeça pós-concussionais são frequentemente resistentes a analgésicos mais fortes à base de medicação narcótica.

 

Síndrome pós-concussional

Pessoas que sofrem uma lesão na cabeça podem sofrer de efeitos colaterais que persistem por semanas ou meses. Isto é conhecido como síndrome pós-concussional. Os sintomas incluem problemas de memória e concentração, alterações de humor, mudanças de personalidade, cefaleia, fadiga, tontura, insônia ou sonolência excessiva. Pacientes com síndrome pós-concussional devem evitar atividades que os coloquem em risco para uma segunda concussão.