Alguns pais de primeira viagem – e até mesmo adultos mais experientes com crianças – têm o hábito de balançar os bebês quando começam a chorar sem um motivo aparente, sem saber que essa prática pode causar sérios problemas à criança, inclusive casos que podem levar a óbito.

Conhecida pelos médicos e especialistas como “Síndrome do bebê sacudido ou chacoalhado”, esses balanços muitas vezes bruscos e descuidados podem desencadear sequelas graves, devido à frágil anatomia das crianças menores de 2 anos.

Nos Estados Unidos, esse descuido é a principal causa de morte de crianças menores de 1 ano, enquanto na Espanha são registrados casos dessa síndrome em 100 bebês dentre os 450 mil que nascem no país. A Associação Espanhola de Pediatria (AEP), afirma que o problema é considerado frequente, pois ocorrem entre 20 e 25 casos para cada 100 mil crianças menores de dois anos em todo o mundo.

Apesar de poder ocorrer até os cinco anos de idade, os casos são mais frequentes em crianças com idade entre um e dois meses (seis a oito semanas), período em que os bebês costumam chorar de forma descontrolada, desencadeando um comportamento desesperado dos pais, que acabam apelando para essa prática perigosa para a saúde dos pequenos.

Ainda segundo a AEP, outro motivo que leva os adultos a chacoalharem as crianças é a tentativa de reanimá-las em situações como espasmos do soluço, engasgamento ou ataques de tosse.

É importante que os pais ou adultos responsáveis estejam atentos a sintomas como irritabilidade, dificuldade para ficar desperto, problemas respiratórios, falta de apetite, vômitos e paralisia, que são os sinais mais frequentes para a síndrome.

Fonte: Sociedade Brasileira de Neurocirurgia