Má qualidade do sono aumenta riscos de doenças cardiovasculares
Estudos realizados por especialistas da área de neurologia afirmam que os riscos de derrames podem ser elevados quando dormimos mais do que oito horas por noite. É de extrema importância estar atento(a) ao tempo em que dormimos, pois um sono de muitas ou poucas horas está relacionado às doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC.
O ideal é manter um sono saudável pelo período de oito horas, independentemente de fatores como idade e sexo. Além disso, a duração prolongada ou reduzida do sono pode significar que um paciente não está dormindo de forma adequada, ou seja, a qualidade desse sono não está adequada. Desmistificando a ideia de que dormir muito é sinônimo de dormir bem.
Uma pessoa que dorme por muito tempo precisa desse sono prolongado justamente porque a qualidade desse sono é inferior ao ideal. Esses fatores acabam aumentando a presença de proteínas e enzimas inflamatórias, que são associadas ao surgimento das doenças degenerativas.
Especialistas já identificaram que o tempo ideal de sono é entre sete e oito por noite, mas ainda mais importante que o tempo é a qualidade desse sono. Se você acorda diversas vezes durante a noite ou se o sono de sete/oito horas não foi suficiente para eliminar o cansaço do seu corpo, procure um médico.
Fonte: Jornal da USP