Entenda como a prática de exercícios físicos reduz o risco de demência
Com o objetivo de entender como o cérebro é impactado pela prática de exercícios físicos, um grupo de cientistas observou pessoas com idade entre 50 e 80 anos que praticam exercícios físicos diariamente há mais de uma década. Esses indivíduos foram submetidos ao exame de ressonância magnética para análise de seu fluxo sanguíneo antes e depois de uma pausa de 10 dias em suas rotinas de atividades físicas.
O resultado obtido pelos especialistas é que o fluxo de sangue apresentou piora significativa em pelo menos oito importantes áreas do cérebro, dentre elas o hipocampo, região responsável pela memória e aprendizagem do individuo. A redução de tamanho do hipocampo pode desencadear perda de memória e doenças relacionadas à demência.
Além dos diversos benefícios relacionados ao físico, a prática de exercícios está diretamente relacionada com o aumento do tamanho do hipocampo, podendo diminuir os riscos de demência.
Os especialistas destacaram ainda a importância de praticar exercícios físicos conforme o avanço da idade, já que a população idosa está cada vez maior. A frequência com que se realiza atividades físicas também é muito importante! O suficiente seriam 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de exercício intenso por semana, a fim de manter a saúde cerebral e cardiovascular em dia.
Fonte: Incrível