A ansiedade, quando em níveis controlados, é natural no organismo e serve para nos manter em alerta para situações de perigo. Entretanto, quando uma pessoa começa a apresentar crises de ansiedade, esse quadro pode gerar graves complicações na saúde do indivíduo, dentre eles infarto e problemas cardíacos.

Apesar de existirem tratamentos medicamentosos, existem pequenas ações no dia a dia que podem auxiliar na redução dos sintomas. São elas:

Controle e exercício da respiração:
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o método de respiração 4-7-8 traz a sensação de relaxamento ao diminuir a descarga de adrenalina no sangue. Para treinar esse tipo de respiração você deve puxar o ar pelo nariz durante 4 segundos, segurar esse ar por 7 segundos e expirar em 8 segundos. A respiração mais lenta permite prestar atenção em nosso próprio corpo, diminuindo o impacto de uma possível crise.

Alimente-se com pequenas porções durante o dia:
Ficar longos período sem comer também pode desencadear crises de ansiedade. Além disso, pessoas ansiosas têm maior propensão a descontar a ansiedade na comida. O ideal é consumir pequenas porções a cada três ou quatro horas, dando sempre preferência aos alimentos ricos em substâncias integrais e quantidades reduzidas de carboidratos. Entre as principais refeições consuma frutas e pequenos lanches.

Distraia-se e abra mão do controle:
A preocupação excessiva pode fazer com que uma pessoa ansiosa imagine conclusões mais graves do que a realidade para seus problemas. Nesse momento, o ideal é dar um tempo nas atividades e tentar se distrair com pequenas coisas que tragam prazer e que mudem o foco da atenção. Fazer uma caminhada ou tirar um tempo para praticar o exercício de respiração acima indicado são boas soluções. Além disso, é importante abrir mão do controle em situações que não dependem de nós para serem resolvidas.

Eleve a temperatura do corpo:
Especialistas afirmam que o calor melhora o ânimo das pessoas e diminui a tensão muscular. Para elevar a temperatura do corpo e manter a saúde em dia, o mais indicado é praticar exercícios físicos.

Fonte: Gazeta do Povo