Considerada a doença do século, a ansiedade registra números cada vez mais preocupantes de novos casos em diferentes faixas etárias. O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o país líder na patologia em todo o mundo, com três vezes mais casos que a média mundial. A OMS aponta também que, desses casos, o público feminino é o que mais sofre com o transtorno.

Em doses normais a ansiedade chega a ser útil para o nosso organismo, pois age como um alerta para situações de perigo, auxiliando na tomada de decisões, por exemplo. O problema surge quando a ansiedade atinge níveis exorbitantes, gerando sintomas físicos como dores e apertos no peito, respiração ofegante, aumento do suor, tremores, boca seca e náuseas. Além disso, muitas vezes o transtorno vem acompanhado da depressão.

O tratamento precisa ser iniciado e acompanhado por profissionais de psicologia e psiquiatria. Entretanto, existem algumas práticas que podem auxiliar no controle das crises de forma natural, dentre elas a meditação e os exercícios físicos e de respiração. Para responder ao tratamento da melhor forma possível é importante garantir o bom funcionamento do organismo, e a melhor fazer de fazer isso é se exercitando e alimentando corretamente.

Aqui no site da clínica Araújo&Fazzito existem vários outros conteúdos relacionados à depressão. Desde sugestões de como aliviar os sintomas físicos da patologia até atividades infantis para crianças que sofrem do problema. Pesquise o termo “ansiedade” no campo de busca e boa leitura!

Fonte: Portal Revista Donna