A vitamina B12 é um dos principais componentes para o bom funcionamento do organismo. Essa vitamina age diretamente no cérebro e desempenha um papel importante no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células.

Quando há deficiência dessa vitamina em nosso corpo podem surgir sintomas que são facilmente confundidos com outras questões, como estresse ou insônia. Mas também podem causar complicações neurológicas graves.

Vitamina B12 e o cérebro

É importante destacar que a vitamina B12 tem um papel fundamental nas funções do nosso cérebro e sua deficiência pode acarretar muitos problemas.

Entre os principais estão: a desordem na síntese dos neurotransmissores, isso porque a B12 atua como sintetizadora e protetora das células neurais e sua falta pode causar graves lesões no cérebro, como a parte do tecido cerebral, diminuindo a função cognitiva e mental.

Além disso, a falta de vitamina B12 também contribui para que apareçam problemas na medula espinhal, semelhantes aos encontrados na esclerose múltipla. Ou seja, este componente é essencial para a manutenção e saúde das células neurais e sua deficiência pode gerar diversos sintomas, bem como doenças graves.

Principais sintomas de deficiência de vitamina B12

Alguns sintomas de deficiência de B12 podem ser facilmente confundidos com outros tipos de problemas ou até mesmo com doenças. O ideal é realizar acompanhamento médico para avaliar a duração e a causa deles. Acompanhe abaixo os principais sintomas que a falta de vitamina B12 pode causar em nosso corpo:

Fadiga – O cansaço excessivo é um dos primeiros sintomas de falta de vitamina B12. Isso porque, quando o suprimento está baixo, o organismo não é capaz de produzir os glóbulos vermelhos necessários para fornecer oxigênio para o corpo todo, fazendo com que a pessoa tenha desenvolvido anemia e consequentemente se sinta fraco.

Falta de equilíbrio – A deficiência de B12 também pode afetar sua capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação.

Formigamento de mãos e pés – A vitamina B12 é responsável por produzir mielina, uma substância branca que reveste o trato posterior e tem o papel de isolar e proteger os nervos, além de acelerar os impulsos nervosos. O nosso cérebro necessita da produção mielina para o bom funcionamento do sistema nervoso e sua falta causa formigamentos nas mãos e pés.

Confusão mental – A mielina também é responsável por cobrir as células nervosas do cérebro. Com a deficiência de B12 essa substância não é produzida, causando confusão mental.

Depressão – A depressão pode ser acarretada por diversos fatores e um deles é a falta de B12. Isso acontece também pela quebra de produção de mielina, que em algumas pessoas se apresenta como depressão.

Quando a falta do componente no organismo é grande o cérebro perde sua capacidade de reposição de células neurais e, por consequência, pode trazer problemas como o AVC, paralisia, arteriosclerose, ataque cardíaco e uma série de complicações que podem ser irreversíveis.

Tratamento

Os impactos dessa deficiência podem ser revertidos por meio de suplementação. Mas, vale lembrar que é necessário consultar um médico para que ele defina a necessidade de suplementação, bem como se os sintomas têm relação com essa possível deficiência.

Consulte sempre um médico!

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área de neurologia!

Conheça nossos serviços!