A dor na coluna lombar é a principal causa de afastamento de trabalhadores do seu ambiente profissional e está relacionada a atividades laborais que exigem sustentação prolongada de tronco com sobrecarga.

A importância do exercício físico

Para evitar a rotação da coluna deve-se iniciar o fortalecimento muscular com exercícios de estabilidade estática em cadeia cinética fechada, e por isso podem ser usados exercícios sentado, deitado ou com bolas de diversos tamanhos para oferecer resistência ou suporte.

“O fortalecimento pode, inicialmente, ser realizado com a resistência da mão do terapeuta e aos poucos devem ser introduzidos diferentes pesos para que o músculo recupere.” explica o Dr.Ricardo Cezar Carvalho, fisioterapeuta do Araújo e Fazzito, “as bandas elásticas como os theraband devem ser utilizadas antes dos pesinhos e sua resistência deve ir aumentando, conforme vai havendo melhora dos sintomas apresentados.”

A seguir, podem ser introduzidos os exercícios de estabilidade rotatória em cadeia cinética aberta (sem apoio dos pés), que podem ser realizados com a pessoa deitada de lado, para o fortalecimento dos glúteos e região anterior e lateral das coxas.

Para progredir, podem ser usados exercícios de mobilidade que trabalham os 4 membros ao mesmo tempo e favorecem a movimentação do corpo com ou sem rotação da coluna.

Em último lugar, devem ser realizados as atividades de coordenação motora porque requerem agilidade e ausência completa de dor, sendo útil para melhorar todo funcionamento muscular e a cura.