Os funcionários de muitas empresas continuam trabalhando em regime home office por conta da pandemia, mas o longo período na mesma posição e sem a prática de atividades físicas constantes podem ter reflexo na dor lombar.

O crescimento de reclamações por dores é algo esperado, pois a inércia enfraquece a musculatura que sustenta a coluna e acaba sendo a origem das dores musculares, além do estresse e do acúmulo de funções no trabalho e os afazeres domésticos.

A ausência de atividade físicas também está ligada ao agravamento de diversas doenças cardíacas, vasculares, alguns tipos de cânceres, diabetes e também é prejudicial à saúde mental.

Os cuidados a serem tomados 

Antes de começar as atividades físicas é necessário pensar nos cuidados básicos, investir em uma cadeira confortável que ofereça apoio para coluna e para os braços e manter os quadris e joelhos em um ângulo de 90 graus para preservar a postura adequada.

Para o horário de trabalho, é importante considerar algumas pausas durante o expediente ou quando sentir alguma tensão. Para manter o corpo desperto e sem dores, realize exercícios para movimentar as juntas. O ideal é se alongar por 20 segundos em cada área até relaxar os músculos.

Agora, para começar as atividades físicas deve-se iniciar o fortalecimento muscular com exercícios de estabilidade estática em cadeia cinética fechada, e por isso podem ser feitos exercícios em que se esteja sentado, deitado ou com bolas de diversos tamanhos para oferecer resistência ou suporte.

 

Exercícios específicos 

– Abdominal: Os músculos abdominais são importantes para a estabilização de coluna.
– Ponte: Usado para fortalecer a região das costas, a ponte também fortalece os glúteos e os músculos posteriores da coxa.
– Prancha: Trabalha a parte anterior do corpo e ajuda a musculatura a ser estabilizada
– Superman no chão: Ajuda no fortalecimento direto da coluna lombar e pescoço
– Flexão: Por meio da elevação, ajuda o fortalecimento dos músculos abdominais inferiores.

Outras atividades também podem ajudar nesse momento

– Yoga – Brincar com crianças e animais domésticos – Subir e descer escadas por cinco minutos
– Pular corda – Passear com animal de estimação

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