À medida que a pandemia avança o número de infectados cresce, bem como as pessoas em situação de pós-COVID. Sobreviver a essa doença não significa estar completamente livre dos seus efeitos. Alguns estudos revelam sequelas deixadas em pacientes com histórico de pós-infecção por Sars-CoV-2, principalmente, as neurológicas.

Um dos mais recentes foi apresentado em junho, no 7º Congresso da Academia Europeia de Neurologia, apontando que, até dois meses após a alta hospitalar, pacientes podem sofrer de problemas cognitivos e comportamentais.

Covid e o sistema nervoso

O estudo italiano detectou altos percentuais de pessoas com problemas neurológicos após se curarem da COVID-19. A pesquisa soma-se a trabalhos anteriores que sugerem os impactos prolongados da doença no sistema nervoso central.

Os pesquisadores acreditam que estes danos podem ser causados por inflamações e lesões vasculares. Além disso, foi descoberto, por meio deste estudo, que um a cada cinco pacientes tiveram estresse pós traumático, sendo que 16% relataram sintomas de depressão.

Sobre o estudo

O estudo foi realizado com 49 pacientes, acompanhados por 8 semanas após a alta médica. Neste período, mais da metade apresentaram sintomas, como: dificuldade para processar informações, perda de memória e problemas com consciência espacial.

Para chegar a essas conclusões os médicos testaram as habilidades neurocognitivas dos pacientes e realizaram exames de ressonância magnética para avaliar a atividade cerebral. Mais de 50% dos sobreviventes da doença tiveram algum distúrbio cognitivo.

Deste total, 16% tiveram problemas com a função executiva (relacionada à memória de trabalho), 6% apontaram dificuldades visuespaciais (julgamento de profundidade e contraste de imagens), outros 6% relataram distúrbios de memória e 25% uma combinação de todos esses sintomas.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento neurológico e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços e nos siga nas redes sociais!
/Facebook
/Instagram