Começo falando sobre o que significa conscientizar. A conscientização consiste na ação de tomar conhecimento de algo e, a partir disso, ajustar seus hábitos e atitudes para essa nova realidade alcançada. Os pacientes se tornam conscientes da sua nova realidade a partir do seu diagnóstico.

Esse é o ponto de partida de nossa jornada, mas e para “os outros”? Familiares, amigos, cônjuges e conhecidos? Quando essas pessoas se conscientizam sobre o que está acontecendo? Em que momento eles entendem as necessidades do paciente e tomam conhecimento de seus medos e angústias?

A conscientização é necessária para que todos “os outros” tenham respeito, entendam as limitações, não questionem sintomas e saibam como ajudar. É importante que cada um saiba o que é a Esclerose Múltipla (EM), quais são os sintomas e implicações. É necessário entender também que o diagnóstico não é simples para ninguém e que os sintomas da EM são muito variáveis. Não julgue, não questione, não se afaste, tente entender e dar amor e apoio.

A medicina é uma arte e como dizia Hipócrates: Onde há amor à arte da medicina, há amor à humanidade. Conscientizar, amar e cuidar são os três pilares essenciais para que possamos exercer uma medicina digna e boa. Esses pilares são também necessários em casa, no dia a dia, trabalho e no convívio com qualquer pessoa que sofra (ou não) de alguma enfermidade.

Vamos nos conscientizar e também espalhar essa conscientização, para que todos entendam sobre a Esclerose Múltipla e tenham capacidade de amar, cuidar, respeitar e não julgar.

“Mens sana in corpore sano”. Uma mente sã num corpo são. Quando mantemos a mente saudável, predominantemente em doenças autoimunes como a EM, melhoramos a qualidade de vida, tornando menor a lembrança da existência dessa “condição” na vida dos pacientes. Portanto, se conscientize e ajude seu familiar, amigo, conhecido a aprender a conviver com a Esclerose Múltipla e não viver para ela. A vida é muito maior que um diagnóstico e uma condição médica.

Obrigada a todos os meus queridos pacientes e amigos que diariamente me ensinam a arte de exercer a medicina com amor, paciência, alegria e muita dedicação. Obrigada por me permitirem partilhar de suas angústias, dúvidas e medos. Juntos somos muito mais fortes e muito mais conscientes.

Que a conscientização sobre a EM e muitas outras doenças seja diária!
Com amor, Dra. Mirella Fazzito.