Síndrome Nefroneural – O que é e por que ficou conhecida agora?
A Síndrome Nefroneural aguda é uma doença que consiste em diversos sintomas relacionados aos sistemas neurológico e gastrointestinal.
A doença ficou conhecida no Brasil em janeiro deste ano com o caso da cervejaria artesanal Backer, produtora da cerveja Belorizontina.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da doença iniciam-se com as alterações gastrointestinais, como náuseas, vômitos e dores abdominais, o avanço da doença é rápido e, em até 72 horas, pode levar a falência renal aguda, seguida por alterações neurológicas, como paralisia facial, borramento visual, cegueira e sonolência.
Diagnóstico
Por conta do avanço rápido da síndrome, é necessário que, assim que os sintomas começarem a ser sentidos, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde, desse modo há a possibilidade de se obter um disgnóstico precoce e de ser dado início imediato do tratamento necessário.
Tratamento
Atualmente o tratamento para essa situação é o monitoramento e a administração de um antídoto, além de hidratação, avaliação do nefrologista e até terapia de substituição renal, como hemodiálise.Entenda o caso
No início deste ano, uma cervejaria mineira teve seu nome estampado nos noticiários após consumidores desenvolverem a síndrome nefroneural depois do consumo da uma de suas cervejas, a Belorizontina.
Mais de 30 pessoas foram contaminadas com a substância dietilenoglicol, sendo que seis homens vieram a óbito após a ingestão.
Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.