Intervenção fisioterapêutica pós cirurgia de tumores cerebrais
Os tumores cerebrais ocorrem em qualquer fase da vida, sendo que sua incidência aumenta com o avançar da idade. Os tipos mais comuns de tumores primários são os pediátricos e adultos.
Como funciona a reabilitação?
As evidências em relação a reabilitação nestes casos são favoráveis. Os pacientes quando tratados precocemente apresentam uma boa recuperação em comparação com acidentes vasculares encefálicos ou lesões traumáticas.
A reabilitação iniciada já no período da internação traz bons resultados. Tratamentos ambulatoriais para pacientes com deficiência cognitiva, fadiga, perda de força, cefaleia, distúrbios comportamentais, entre outros, são extremamente benéficos.
Se um acidente vascular cerebral ou lesão na cabeça danificar, mas não destruir o tecido cerebral, a função do tecido pode ser gradualmente restabelecida. A recuperação pode levar de seis meses a vários anos, mas a reabilitação pode acelerar a recuperação e torná-la mais completa.
O tecido cerebral, que é destruído, não pode recuperar sua função, mas outras partes do cérebro podem aprender a assumir algumas tarefas da área destruída. A reabilitação pode ajudar esse processo de aprendizado.
Tratamento
Na clínica Araújo & Fazzito o especialista em fisioterapia neurológica é o Dr. Ricardo Cesar Carvalho, que pontua que o tratamento fisioterapêutico consiste basicamente em corrigir as alterações posturais e de equilíbrio, manutenção da força muscular, cuidados com encurtamentos e prevenção de complicações respiratórias.
Alguns estudos comprovam que há, também, um grande benefício dos exercícios em relação à fadiga apresentada pelos pacientes.
Os objetivos da fisioterapia podem ser conseguidos através de exercícios ativos livres funcionais, exercícios de incentivo respiratório, atividades com bola terapêutica, hidrocinesioterapia e adequação de órteses.
Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.