Transtornos mentais podem ter origens semelhantes relacionadas à genética
Publicado pela revista Sciense, um estudo apontou que diferentes transtornos mentais, como depressão e déficit de atenção, podem ter a mesma causa genética por dividirem o mesmo grupo de genes. O conteúdo faz parte de uma iniciativa de cientistas norte-americanos que pretende investigar a relação entre genética e distúrbios psiquiátricos.
Para realizar a pesquisa foram medidas sobreposições de fatores de risco genéticos de 25 distúrbios psiquiátricos e neurológicos diferentes. Participaram do estudo mais de 125 mil pessoas diagnosticadas e mais de 600 mil pessoas saudáveis, compondo o grupo de controle.
Na conclusão do estudo foram observadas duas questões de alta relevância: pessoas que têm pais diagnosticados com distúrbios psiquiátricos têm mais chances de desenvolver condições similares, e mesmo que os sintomas se apresentem de formas diferentes, os distúrbios têm origem relacionada ao mesmo grupo de genes.
As condições de maior semelhança genética são o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno bipolar, depressões mais graves e esquizofrenia. Outros distúrbios que indicaram forte sobreposição genética foram anorexia nervosa, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e síndrome de Tourette.
Os pesquisadores ressaltaram ainda que a descoberta aponta a importância e a necessidade de reconhecer as semelhanças entre essas condições, para que seja possível desenvolver novas estratégias de tratamentos.
Fonte: Portal G1