Com o passar dos anos, perdemos o tato. O que podemos fazer para evitar?
Deterioração da percepção do toque é uma das principais razões para quedas de idosos. Todos os anos, apenas na Inglaterra, cerca de 250 mil pessoas com mais de 65 anos acabam em serviços de emergência hospitalar após uma queda e a perda do tato é uma das principais razões.
A condição que a afeta é chamada de neuropatia periférica e, segundo pesquisas britânicas, atinge uma em cada dez pessoas com mais de 55 anos no mundo. As causas são muitas e variadas, mas definitivamente se manifestam mais à medida que envelhecemos.
Há um teste muito simples para descobrir como você está em relação ao tato, conhecido como Ipswich. Feche os olhos e peça que alguém toque as pontas do seu primeiro, terceiro e quinto dedo dos pés. Se você teve problemas em perceber dois dos seis dedos, recomenda-se que você vá a um neurologista. O médico irá testar suas reações usando dispositivos chamados filamentos de Von Frey. É uma maneira mais precisa de medir a sensibilidade tátil.
E o que podemos fazer para proteger o tato à medida que envelhecemos? Preocupar-se como a pele é importante, porque todos os receptores táteis estão nela; Cuidar da alimentação já que as fibras nervosas são metabolicamente ativas. Elas precisam do tipo certo de combustível para funcionar bem: há alguns alimentos recomendados, como abacates, azeitonas e nozes; E tire um tempo para você! Com mudanças no estilo de vida, por exemplo, temos menos contato com o solo, a grama. Então, quando puder, tire seus sapatos e meias e deixe seus pés respirarem.
Fonte: G1