Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina, uma média que supera os índices mundiais. Profissionais ligados à área da saúde e bem-estar alertam para a necessidade de atenção aos fatores que podem causar a doença.

Diferenciar tristeza e depressão e o respeito ao diagnóstico também podem auxiliar o paciente a superar a enfermidade. Segundo a psiquiatra Kátia Petribu, na depressão, os pacientes têm humor depressivo, desânimo e dificuldade de realizar a maioria de suas atividades.

De acordo com a médica, a doença pode levar ao afastamento de um funcionário do posto de trabalho.  Quando não diagnosticada, pode acarretar demissões ou até mesmo, uma média de 91 faltas ao ano.

Rotina cansativa, exigência de produção, metas difíceis de serem cumpridas e trânsito caótico são fatores que podem agravar a depressão. Converse com seu coordenador e colegas de trabalho. Além disso, é importante conhecer os seus limites e procurar um médico.

Fonte: G1