Neste sábado, 20 de julho, é celebrado o Dia do Amigo. Que tal aproveitar a data para conversar com pessoas amigáveis? Isso faz bem para seu cérebro! Um relatório publicado pela revista “The Lancet” mostrou que 2.3% dos casos de demência poderiam ser evitados reduzindo-se o isolamento social.

A Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos Estados Unidos, realiza uma pesquisa, que vai se estender até 2022, para testar a importância da conversa para manter o cérebro afiado. O projeto chama-se I-Conect e seus participantes devem ter mais de 75 anos, não apresentar um quadro de demência (no máximo, um pequeno comprometimento cognitivo) e estar em uma situação de isolamento social.

Quatro vezes por semana, esses idosos conversam por cerca de meia hora com um pesquisador em uma videoconferência. Essa rotina se estende por seis meses e, no semestre seguinte, é substituída por duas conversas semanais. Os 288 participantes também são regularmente entrevistados sobre suas atividades e condições de saúde, e se submetem a exames de ressonância magnética do cérebro.

Ainda sobre o estudo, essas conversas têm um roteiro projetado para exercitar áreas do cérebro associadas ao pensamento abstrato e à memória. Segundo Jacob Lindsley, que coordena a pesquisa, se a tese for comprovada, conversar pode se tornar uma prescrição médica “assim como os médicos prescrevem exercícios para manter a saúde do coração”.

Fonte: G1