Dia dos Avós: Como cuidar da memória dos idosos?
Dia 26 de julho, é Dia dos Avós. O objetivo dessa data é homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que eles dão aos netos e demais membros da família. Que tal retribuir isso cuidando da memória dos idosos? Confira dicas e pratique junto com eles.
Independente de Alzheimer e outras doenças que aparecem com o tempo, uma coisa é certa: o cérebro de todo mundo vai envelhecer e sofrer pelo menos um pouco com isso. E isso inclui a memória. A boa notícia é que esse processo pode ser adiado e até revertido em certa medida. O segredo parece estar em manter a mente ativa e estimulada.
Um estudo recente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein revelou que fazer yoga regularmente pode preservar áreas do cérebro relacionadas à memória. O trabalho analisou 42 idosas com os mesmo hábitos e condições de saúde e viu que, entre as adeptas, o córtex pré-frontal era mais espesso.
Além disso, a atividade física está associada a formação de novos neurônios e a uma melhora da resposta cardiovascular, o que também é importante para o cérebro, que depende do bom fluxo sanguíneo. Segundo pesquisas, o exercício regular pode aumentar o volume do hipocampo, área que armazena e processa as memórias. Correr e nadar parecem ser as mais benéficas neste sentido, mas é interessante combiná-las também com exercícios de resistência, como pilates e musculação.
As tradicionais dicas como cuidar da alimentação, dormir bem, não fumar, maneirar nas bebidas alcoólicas e evitar estresse seguem sendo essenciais. E não esqueça: malhar a mente é importantíssimo!
Segundo pesquisa do Instituto de Neurociências Aplicadas da Universidade Federal de São Paulo, palavras cruzadas, sudoku, xadrez e outros jogos que provoquem o intelecto são benéficos. “Mas se você já está habituado a alguma dessas atividades, busque outras. Preservamos o cérebro por mais tempo quando somos confrontados constantemente com novos desafios. Pelo mesmo motivo, a leitura é outro hábito indispensável”. Siga nossas sugestões e cuide dos idosos!
Fonte: UOL- Viva Bem