Chocolate amargo é benéfico para cérebro, revela pesquisa!

O chocolate amargo – a partir de 70% de concentração de cacau, geralmente é o favorito das pessoas assumidas como chocólatras, mas que ao mesmo tempo prezam por opções mais saudáveis. Isso porque, ele é conhecido por estimular o sistema imunológico e melhorar a saúde do coração e da memória.

Porém, agora além dessas vantagens, há ainda mais motivos para ele ser apreciado: auxílio na saúde cognitiva, hormonal, cardiovascular, redução de inflamações e diminuição dos níveis de estresse. Esses fatos foram apresentados por meio de dois estudos realizados pela Universidade Loma Linda (EUA).

Os pesquisadores responsáveis mostraram dados comprobatórios de que esse doce impulsiona o cérebro e o sistema cardiovascular, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja aumentado, e assim, a taxa de inflamações reduzida. Com menos inflamações, são influenciados positivamente aspectos de doenças cardíacas, câncer, diabetes, demência e depressão.

O responsável por esses benefícios? O cacau por conta do seu alto número de antioxidantes flavanóis! De acordo com os estudos, quanto maior a taxa de cacau no chocolate, mais impactos positivos são causados nessas áreas. Os pontos benéficos na memória puderam ser comprovados em pesquisa com voluntários, que duas horas após consumirem 48 gramas de chocolate foram analisados com o exame eletroencefalograma por 30 minutos. A análise apontou aumento de conexões entre as células cerebrais.

Esses resultados podem ser ainda mais validados uma vez que não é a primeira vez que estudos apontam melhora de memória e tempo de atenção após o consumo de chocolate amargo, tendo em vista que uma pesquisa anterior de cientistas italianos já apontava esses tópicos.

Apesar de todos esses resultados, ainda há a necessidade de mais estudos para poder haver comprovação científica do efeito em populações maiores.

 

Clinica de Neurologia e Neurocirurgia em São Paulo – Araújo & Fazzito. Entre em contato.