Os sintomas mais comuns da distensão muscular são dor, hematoma, edema e dificuldade para movimentar o músculo lesionado, sendo que quanto mais intensa a dor, maior a gravidade do quadro do paciente.

Nos casos de dores intensas, nas distensões agudas, ela pode vir acompanhada de pontadas e dificuldade de movimentação, isso acontece caso exista a ruptura total das fibras e o rompimento dos vasos, fazendo surgir um hematoma no local e um grande inchaço.

Nas distensões crônicas, a dor costuma ser mais fraca e manifestar-se quando os movimentos que causaram a distensão são repetidos.

O diagnóstico pode ser feito através do exame de raio-x ou ressonância magnética. O teste diagnóstico geralmente não é necessário, a menos que a dor esteja presente há mais de duas semanas e não tenha melhorado como esperado.

É importante excluir causas subjacentes, como lesão do disco incipiente (hérnia de disco). Se os sintomas forem persistentes, testes podem ser solicitados pelo médico. Continue acompanhando a série sobre Distensão Lombar no nosso blog. Fique atento!