A epilepsia é um distúrbio cerebral que consiste em crises epilépticas repetidas, mas, embora as crises possam decorrer de estresse ou ansiedade, essa não é uma doença mental.

As causas do distúrbio podem ser diversas, variando de acordo com o tipo de epilepsia e com a idade do paciente.

O diagnóstico

 

O neurologista baseia-se na descrição do que acontece com o paciente antes, durante e depois da crise, assim, o diagnóstico é clínico e não se baseia apenas em exames físicos.

Alguns exames são solicitados pelo médico para o diagnóstico ser reforçado, ajudar na classificação da epilepsia e investigar a existência de uma lesão cerebral. Esses resultados são obtidos por exames de imagens, como tomografia e ressonância, e funcionais, como o eletroencefalograma.

O tratamento

 

O tratamento da epilepsia é preventivo e, portanto, deve ser rigoroso, seguindo os horários estipulados pelo médico e com atenção para que não hajam erros ou falhas no uso dos medicamentos.

O remédio visa bloquear as descargas elétricas cerebrais anormais, as responsáveis pelas crises epiléticas.

O acompanhamento médico é de extrema importância nesses casos, pois ajudará a ajustar a quantidade necessária de medicamento e verificar possíveis efeitos colaterais que possam aparecer com o uso das drogas.

Na clínica Araújo & Fazzito, a especialista em neurologia é a Dra. Mirella Fazzito, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, UNITAU, em 2004, com especialização no Serviço de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entre 2006 e 2008, e Aperfeiçoamento em Esclerose Múltipla, também na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.