Como conviver com a neuropatia periférica?

O neurologista é o especialista indicado para realizar o diagnóstico de neuropatia periférica – doença que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal.

Por meio do histórico médico detalhado, o especialista poderá determinar sua causa, e através de um exame neurológico e identificar problemas com o movimento, a sensibilidade ou o funcionamento dos órgãos.

 

Graus de neuropatia periférica

 

Diante do diagnóstico, é necessário identificar o grau da neuropatia periférica, e o INCA propõe o seguinte resumo classificatório:

Grau I: diminuição nos reflexos e parestesias leves;
Grau II: diminuição na sensibilidade e parestesias intermediárias;
Grau III: diminuição intensa da sensibilidade e parestesias insuportáveis;
Grau IV: inexistência de reflexos e sensibilidade.

Como conviver com a doença e auxiliar os pacientes?

 

Além de fisioterapia e administração de medicamentos para o tratamento da neuropatia periférica e alívio da dor, há ainda alguns outros cuidados visando melhorar a qualidade de vida do paciente.

O paciente deve adquirir o hábito de dormir com a cabeça elevada e utilizar meias elásticas para ajudar no tratamento da baixa pressão arterial e de eventuais desmaios decorrentes da neuropatia.

Um fator importante é a organização da casa, visto que o há aumento em risco de quedas e lesões. A família do paciente pode ajudar removendo todos os objetos que possam ocasionar uma queda, como fios soltos no chão, além de evitar desníveis no piso.

A instalação de corrimãos e tapetes antiderrapantes também pode ser muito benéfica, auxiliando em locais como escadas e banheiro.

O paciente com diagnóstico de neuropatia periférica deve saber que, dependendo do grau, é possível conviver bem com a doença. Para isso, será necessário aliar o tratamento, feito com acompanhamento clínico, a algumas adaptações para que possa seguir tendo autonomia em suas atividades cotidianas.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento neurológico e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área! Conheça nossos serviços e siga nossas redes sociais:

/Facebook
/Instagram