A má postura durante boa parte do dia, quando as pessoas estão trabalhando e se comunicando por meio do computador e do celular, é um dos motivos pelo qual é cada vez mais comum jovens terem problemas de saúde na coluna cervical.

Antigamente as patologias na coluna cervical ocorriam quase que exclusivamente em pessoas com idade mais avançada, ou naquelas em que a profissão exige muito esforço físico e não havia cuidado com a postura do corpo. No entanto, hoje a perspectiva da predisposição mudou. As pessoas passam grande parte do tempo utilizando aparelhos e dispositivos eletrônicos em posições que causam sobrecarga mecânica na cabeça e nos ombros, provocando dores e tensões na região.

Segundo especialistas, a inclinação do pescoço para olhar o celular e somada a ação da gravidade pode chegar a determinar um peso de até 75 kg sobre a cabeça, uma posição que exige maior tensão e esforço dos músculos posteriores da coluna. Isso acontece porque na tentativa de enxergar melhor, as pessoas projetam o pescoço para frente e fazem deslocamento forçado da cabeça para longe do alinhamento correto da coluna.

Por isso é muito importante estar atento à perda de sensibilidade, formigamento e fraqueza dos membros superiores, pois estes podem ser sintomas de problemas na coluna cervical.

Fonte: Correio 24 Horas