Pacientes com Parkinson podem apresentar dificuldades para realizar tarefas simples, como comer, escovar os dentes e escrever. E foi pensando nessas dificuldades que a diretora da divisão de Pesquisa e Inovação da Microsoft, Haiyan Zhang, criou o “Emma Watch”, um dispositivo em formato de relógio de pulso que pode ajudar no controle dos temores causados pela doença.

O dispositivo leva esse nome em homenagem à designer Emma Lawton, símbolo da luta contra a enfermidade que foi diagnosticada com apenas 29 anos e precisou se afastar da profissão por conta da doença. Ao recuperar a capacidade de escrever com o relógio, Emma afirma, “Ele não para o meu tremor. A escrita não vai ser perfeita. Mas, meu Deus, é muito melhor”.

O Emma Watch “engana” o cérebro do usuário de forma a interromper um conflito interno causado pela confusão dos músculos (responsável pelos espasmos incontroláveis). O dispositivo chama a atenção do cérebro para o que está acontecendo no pulso e, assim, estabilizar os espasmos das mãos e diminuir os tremores. A Microsoft afirma ainda que o dispositivo deve contar com o auxílio de um tablet com Windows 10 para conseguir controlar o ritmo das vibrações do relógio.

Em 2014 o Google comprou a empresa hoje conhecida como Liftware, nos Estados Unidos, que lançou uma linha de talheres robóticos capazes de controlar os tremores dos pacientes com Parkinson durante as refeições. Hoje em dia, esses talheres diminuem em até 70% os tremores tanto de pessoas com Parkinson, quanto de pacientes paraplégicos, com paralisia cerebral ou vítimas de AVCs.

Fonte: IG Saúde