Até o momento, a única forma de tratar os casos de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) é com medicações que só funcionam em até cinco horas após o surgimento dos sintomas, o que é insuficiente para tratar os pacientes que chegam aos hospitais após esse período.

Pensando nisso, a Johnson & Johnson desenvolveu o Revive SE, dispositivo criado com o objetivo de realizar a trombectomia mecânica, um tipo de cirurgia na qual é inserido um cateter na artéria da virilha do paciente e guiado até a região afetada do cérebro para desbloquear a passagem do sangue.

Exames de imagem ajudarão os especialistas a definirem os casos em que essa técnica poderá ser utilizada. O método, já conhecido por ser minimamente invasivo e de rápida recuperação, retira a placa de gordura na região afetada e a arrasta para fora do corpo.

A cada minuto após o derrame cerca de 2 milhões de neurônios deixam de funcionar. Por isso, é de extrema importância estar atento aos sintomas do AVC, que são: perda de força de um lado do corpo, alteração na capacidade de fala, sensação de desequilíbrio, entortamento da boca e intensa dor de cabeça.

Fonte: Portal Saúde