A Lesão Cerebral Traumática (LCT) é a principal causa de mortalidade em jovens adultos e uma das principais causas de morte e deficiência em todo o mundo. Estatísticas também apontam que, nos países de alta renda, está cada vez maior a quantidade de pessoas idosas com LCT, principalmente por conta de quedas. Enquanto nos países de baixa ou média renda, a maior causa é por acidentes de tráfego rodoviário.

Essa condição é um grande desafio para a saúde pública em vastas proporções, já que os sistemas de cuidados para pessoas com LCT variam muito e existem desconexões nos métodos de cuidados. Além disso, as evidências relevantes para apoiar diretrizes e recomendações de tratamento são escassas e as atuais estratégias de tratamento não visam as necessidades dos pacientes.

A falta de monitoramento epidemiológico também dificulta a coleta robusta de dados econômicos em saúde, o que é fundamental para iniciar programas de prevenção e políticas de cuidados de saúde.

A Comissão de Neurologia do Jornal The Lancet fornece recomendações de especialistas para reduzir a grave condição global acerca da LCT e enfatiza a necessidade urgente de desenvolver e implementar políticas para melhorar a prevenção e os sistemas de tratamento, bem como um maior investimento em pesquisas para coleta de informações afim de determinar as melhores práticas e facilitar as estratégias individuais de gestão do problema.

Fonte: The Lancet