Cientistas e neurologistas têm, cada vez mais, indicado games e aplicativos de celular para auxiliar seus pacientes a manter o cérebro sempre ativo, diminuindo assim o risco de desenvolver problemas de demência, como o Alzheimer. Esses aplicativos geralmente têm desafios para a memória, velocidade de resposta, mudança de atenção e foco, além de diversos estímulos ao cérebro.

A partir dos 50 anos o ser humano começa a perder a velocidade para processar informações e essa é uma forma divertida de prevenir o problema, além de aumentar as reservas cognitivas mesmo em pessoas com mais de 60 ou 70 anos de idade. Conheça abaixo alguns aplicativos que promovem estimulo cerebral:

Luminosity
Atua em funções como memória, atenção, velocidade de raciocínio, flexibilidade e resolução de problemas. O aplicativo oferece uma série de games por dia que devem ser realizados ao menos cinco minutos de exercícios para a mente pelo menos cinco vezes por semana.

Brain Wars
O game estimula foco, memória e raciocínio lógico. São dez tipos de jogos e, neles, o usuário sempre compete com um outro adversário real, logo, a velocidade é de extrema importância. As competições são realizadas em tempo real com outros usuários conectados.

Mente Turbinada
Os jogos em 3D melhoram memória, concentração, raciocínio, linguagem e percepção. Esse aplicativo mensura as áreas cognitivas e avalia as atividades dos usuários para então fornecer treinamentos personalizados de quinze minutos para cada caso.

Peak
Com mais de 35 jogos, o aplicativo desafia memória, habilidade para resolução de problemas, agilidade, conhecimento de linguagem, concentração e inteligência emocional. Os treinos são diários e têm duração média de cinco minutos cada.

Jogos Mentais
Os games atuam na concentração, velocidade de resposta, memória, flexibilidade mental e conhecimento de linguagem. Os jogos têm duração média de três minutos e comparam seus resultados com os de outras pessoas com idades semelhantes. Ao final dos jogos também é possível acessar um gráfico de evolução para analisar a melhora das suas funções cognitivas.

Fonte: Portal VIP