Uma nova ferramenta capaz de rastrear o desempenho cognitivo em adultos se propõe a ajudar especialistas a identificar os sinais de Alzheimer e outros tipos de demência em grupos de risco. Conhecida como QuoCo (quociente cognitivo), a ferramenta foi publicada pelo Canadian Medical Association Journal (CMAJ).

O material afirma que a QuoCo funciona de forma semelhante aos gráficos de crescimento utilizados na pediatria, mas de forma a permitir que os médicos tracem um desempenho cognitivo do paciente com base em sua idade, educação e pontuação no mini exame do estado mental (MEEM), um breve questionário de 30 pontos usado para rastrear perdas cognitivas.

Um problema cada vez mais crescente e preocupante para a medicina, a demência muitas vezes não chega a ser diagnosticada. Entretanto, mesmo não havendo cura, os tratamentos disponíveis estão sendo testados e alguns fatores, como alimentação e prática de exercícios físicos, podem atrasar o desenvolvimento da doença e melhorar a qualidade de vida de seus portadores.

A expectativa é que a QuoCo possa ser utilizada por profissionais de saúde, principalmente médicos de família, para monitorar o declínio cognitivo desses pacientes antes que o dano chegue a um estado irreversível. Especialistas afirmam ainda que a melhor abordagem atualmente é a detecção precoce da doença, para que os tratamentos sejam iniciados logo na fase inicial, evitando danos maiores.

Fonte: EurekAlert!