Conhecida como fisioterapia neurofuncional, o profissional dessa área trabalha na prevenção e no tratamento de disfunções do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico. A reabilitação neurofuncional é importante não apenas para recuperar as perdas, mas também para a reabilitação completa por meio de um trabalho multidisciplinar.

O papel do fisioterapeuta neurofuncional inclui restaurar a identidade pessoal e social do paciente que sofreu lesões no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo, de forma a promover o seu bem-estar físico e emocional.

Dentro dessa especialidade o objetivo da reabilitação também visa a reinserção do paciente em sua rotina, trabalhando situações mais delicadas e visando um tratamento de longa duração, mas que geram maior independência ao paciente e melhoram a sua qualidade de vida e também a de pessoas que o cercam.

O fisioterapeuta neurofuncional trabalha para prevenir deformidades, orientar a família e o paciente, normalizar o tônus postural, melhorar habilidades cognitivas e de memória, prevenir doenças pulmonares e outras intercorrências, manter e até aumentar a amplitude de movimentos, melhorar equilíbrio e coordenação motora.

Fontes: Blog Fisioterapia, Animavita e FAI – UFSCAR