Jogo desenvolvido por pesquisadores pode indicar possível risco de demência nos usuários
Estudiosos da University College de Londres, na Inglaterra, e da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, desenvolveram um jogo de celular que tem como objetivo analisar o senso de direção dos usuários, além de revelar o risco de desenvolver Alzheimer, Parkinson e outros tipos de demência. O Sea Hero Quest foi criado em parceria com a empresa alemã de telecomunicações Deutsche Telekom e já coletou dados de mais de 2,5 milhões de pessoas de 195 países e com idades entre 18 e 99 anos.
Com o desafio de identificar e traçar rotas, o jogo exige que o usuário interprete mapas e lembre-se de pequenos detalhes para fotografar criaturas marinhas a bordo de um barco. Para a pesquisa, os cientistas britânicos utilizaram informações de 558 mil indivíduos de 57 nações e focaram no senso de direção dos participantes, pois esse é um dos principais indicadores de como anda a nossa saúde cognitiva.
Os participantes da Finlândia, Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos e Austrália foram os que se saíram melhor no jogo. Os cientistas identificaram também que em países desenvolvidos e com menor desigualdade de gênero, o desempenho entre homens e mulheres foi similar. E nos casos em que foram encontradas diferenças cognitivas entre os sexos elas não eram fixas, mas influenciadas pelo ambiente cultural e o papel da mulher em cada sociedade.
Fonte: Super Interessante