A memória é a capacidade do ser humano de armazenar informações do cotidiano, lembrar delas e utilizá-las depois. Para que o armazenamento deste conteúdo aconteça, outras atividades cognitivas devem funcionar, como a capacidade de percepção e associação, além do nível de atenção que a pessoa está tendo naquele momento.

A área da neurologia que estuda a memória chama-se Neuropsicologia, uma especialidade de interseção entre a Neurologia e a Psicologia, como o próprio nome diz. A primeira está relacionada ao estudo do sistema nervoso, enquanto a segunda faz uma análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.

Tipos de memórias

Basicamente, para as informações chegarem até a pessoa, existem três tipos de memórias:

Memória Sensorial:

Este tipo serve para descrever a capacidade de reter informações que chegam pelos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

A memória sensorial é armazenada por pouco tempo no cérebro, sendo processada rapidamente e fazendo com que, assim, seja veloz o processo de analisar e interpretar a informação.

 Memória de Curto Prazo:

Após recebermos a informação pela memória sensorial e identificarmos que ela ém sim, importante, a informação passa para memória de curto prazo.

É onde a grande maioria dos humanos memoriza até sete informações durante, aproximadamente, trinta segundos. Por exemplo, uma pessoa discar um número de telefone que alguém acabou de lhe dizer ou repetir algumas frases de um texto lido naquele exato momento.

Memória de Longo Prazo:

Após passar pelos primeiros estágios, a memória chega ao espaço da memória de longo prazo, que, diferente da memória anterior, tem um prazo maior de armazenamento de informações e permanecem com o indivíduo por longos períodos.

O sistema da memória de longo prazo é bem complexo, sendo formado por três partes:

– Memória Semântica: Parte separada da memória para formular a ideias, conceitos e significados.

– Memória Processual: Serve para auxiliar na lembrança de como realizar tarefas, por exemplo, cozinhas, atender ao telefone ou usar o computador.

– Memória Episódica: Parte da memória de longo prazo que refere-se a aptidão do humano em recuperar experiências pessoais vividas no nosso passado.

Na Araújo & Fazzito, clínica de Neurologia e Neurocirurgia em São Paulo, a especialista em Neuropsicologia é a Dra. Yolanda M. Mazzaro Juhas, graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica.

 

Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.