Consulta x teleconsulta: existe uma melhor?

A telemedicina foi autorizada durante a pandemia de coronavírus, por ser uma alternativa para as pessoas permanecerem em suas casas, em isolamento, e mesmo assim, continuar com seus respectivos tratamentos. Mas, apenas ela é suficiente?

 

Consulta x Teleconsulta

A telemedicina veio como uma facilitadora ao acesso às consultas médicas para quem possui dificuldades de locomoção, quem mora em áreas afastadas e, nesse momento de pandemia, como alternativa para manter o isolamento e diminuir a transmissão do vírus.

A teleconsulta pode ser aplicada em diversas especialidades como cardiologia, neurologia, radiologia, enfermagem, oncologia, oftalmologia e também na atenção primária.

Segundo algumas pesquisas feitas durante o período de pandemia, foi constatado que oito a cada dez consultas feitas de maneira on-line tem resultado positivo para o paciente, isso representa que em 80% das consultas os médicos conseguem diagnosticar e tratar os seus pacientes.

Mas isso quer dizer que a telemedicina é melhor? Não. Esse fato apenas mostra que as duas modalidades não são concorrentes e sim complementares.

A consulta tradicional é amplamente conhecida pelos pacientes e essa familiaridade gera um preferência. Todavia, é importante saber que outros modos existem e que eles podem ajudar.

É importante manter uma conversa franca entre médico e paciente, para saber qual gera maior adaptação a longo prazo. O médico será responsável por saber quando é necessário um exame físico ou quando apenas a teleconsulta já é satisfatória.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece consultas tradicionais e a teleconsulta, para saber mais e marcar um horário, entre em contato!