Telemedicina – O que você precisa saber antes de contratar

A teleconsulta ou teleorientação é uma das frentes da telemedicina, que é quando a medicina é aplicada de maneira on-line, e tornou-se uma ferramenta importante para os médicos e pacientes nesse momento de breve regulamentação por conta da pandemia.

 

Veja o que você precisa saber antes de contratar o serviço de teleconsulta e teleorientação

 

  1. Os serviços autorizados neste momento pelo Ministério da Saúde são: Atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico.

 

Fique atento para saber se o profissional que contratou não está oferecendo menos ou mais do que está liberado.

 

  1. Caso você tenha um convênio médico, é possível que eles tenham uma rede de aconselhamento de profissionais credenciados que estão utilizando a telemedicina.

 

  1. Antes da consulta, verifique o número do CRM do médico, que é como a identidade médica dele, e saiba se realmente é um profissional da área e responsável.

 

  1. É obrigação do médico identificar o prontuário do paciente com hora, data e o CRM, para isso, ele deve utilizar a ferramenta de comunicação que contratou.

 

  1. É importante saber que receitas e atestados devem ser assinados, assim como nas consultas tradicionais, e não podem sofrer alterações após a assinatura, que é feita utilizando certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

 

A Araújo & Fazzito disponibiliza o serviço de teleconsultas em todas as suas unidades para quem deseja e, caso necessário, as receitas médicas podem ser enviadas pelo celular (receita digital) ou via delivery.

 

 

Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.