A teleconsulta ou teleorientação é uma das frente da telemedicina, que é uma ferramenta utilizada para a consulta entre médico e paciente. Ela não tem regulamentação no país, mas por conta da pandemia o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção, e permitiu esse tipo de atendimento.

Importância da telemedicina em meio à pandemia

Muitas cidades brasileiras estão em quarentena ou distanciamento social, por conta disso, muitas pessoas ficam impossibilitadas de comparecerem às suas consultas habituais, principalmente, aquelas consideradas grupo de risco.

Neste cenário, a telemedicina faz-se necessária para que os pacientes continuem com seus tratamentos, mas sem se expor aos riscos de contaminação, e para que as consultas consigam chegar a lugares mais afastados e sem estrutura.

Como acontece a teleconsulta ou teleorientação?

Existem algumas normas fixadas para a utilização da telemedicina neste momento. No texto publicado no Diário Oficial da União existem tópicos em que o médico deverá seguir. Saiba quais são:

– As consultas deverão ser registradas em prontuário clínico com indicação de data e hora

– O médico deve apresentar número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.

– Atestados e receitas podem ser emitidos eletronicamente, mas devem conter a assinatura do médico.

A Araújo & Fazzito disponibiliza o serviço de teleconsultas em todas as suas unidades para quem deseja e, caso necessário, as receitas médicas podem ser enviadas por delivery.

Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.