Neurologia e tratamentos preventivos

A medicina está em constante evolução, cientistas, médicos e pesquisadores então sempre trabalhando em busca de novas soluções que possam ajudar os pacientes. Mas as descobertas não são pensadas apenas para os pacientes, também são voltadas para aqueles que ainda não tem a doença.

As doenças neurológicas

Quando falamos em doenças neurológicas, estamos tratando de enfermidades que afetam primária ou secundariamente o sistema nervoso (central, autônomo ou neurovegetativo e periférico), podendo ou não começar no sistema nervoso, mas de algum modo acabam o afetando.

As lesões ou disfunções primárias do sistema nervoso podem ser observadas no mal de Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, neuralgia do trigêmeo e fibromialgia.

Já os exemplos de lesões secundárias são provenientes do diabetes, de lesões decorrentes de procedimentos operatórios, quimioterapia e radioterapia.

Neurologia e tratamentos preventivos

Elas também podem ser classificadas como doenças funcionais, como no caso da fibromialgia, cefaleia e enxaqueca crônica.

Algumas doenças não apresentam causa definida, mas estão associadas a quadros de degeneração comuns na terceira idade, de novo podendo ser citado como exemplo o Alzheimer.

Tratamentos preventivos

Você gostaria de saber com antecedência caso no futuro fosse ter alguma doença? Muitos responderiam que sim, pois com esses dados seria possível mudar diversos fatores na vida que podem ajudar na evolução da doença.

Atualmente já existem alguns testes para diagnosticar estágios iniciais de doenças neurológicas. Um deles, produzido pela Universidade Essex, na Inglaterra, consegue identificar se a pessoa desenvolverá alguma demência ou outras doenças neurológicas, como mal de Parkinson e Alzheimer, pelo modo como ela anda.

Esses testes ainda não são tão populares e sabemos que algumas doenças tem viés genético e passam de pai para filho, por isso, é importante ficar atento as novidades da ciência e cuidar da saúde de maneira geral.

Manter consultas frequentes com com especialistas de diversas áreas, colocar os exames em dia e observar o próprio corpo, ainda é a melhor maneira de tentar se antecipar às doenças.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços!

E acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!