Efeitos neurológicos do novo coronavírus
Efeitos neurológicos do novo coronavírus
O coronavírus é uma doença nova e muitas das descobertas à seu respeito vem acontecendo simultaneamente ao seu avanço. No início da pandemia, achavam que os seus efeitos eram apenas no sistema respiratório, mas, logo, foi descoberto que pode, também, causar efeitos neurológicos.
O Dr. Antônio Araújo, neurologista da clínica Araújo & Fazzito, já comentou sobre alguns destes efeitos no podcast Minuto Neuro e também compartilhamos aqui no blog alguns relatos de repercussões neurológicas causadas pela doença , mas existem outros efeitos?
Coronavírus e suas manifestações neurológicas
Atualmente já foram feitos mais de 300 pesquisas relacionadas ao coronavírus e suas conseqüências no corpo humano. O resultado foi que houve uma prevalência de indícios neurológicos, desde os mais leves como dores de cabeças, perda olfativa e sensação de formigamento, até os mais graves como a incapacidade de falar, AVCs e convulsões.
Estima-se que cerca de 50% das pessoas que foram contaminadas pelo vírus tiveram alguma manifestação neurológica, a preocupação dos cientistas é com o acometimento imediato do sistema nervoso e sequelas em pessoas que passaram por casos graves.
Um estudo lançado no Journal of Alzheimer Disease, publicação cientifica dos Países Baixos, trouxe um artigo pontuando as três fases que afetam o sistema nervoso durante a infecção pelo coronavírus.
1° momento: Danos nas células da boca e nariz com perda de paladar e olfato
2° momento: Tempestade de Citocinas, que são inflamações que começam nos pulmões e vão para os vasos sanguíneos por todos os órgãos do corpo, causando pequenos coágulos pelo corpo e desencadeando derrames.
3° momento: Nível explosivo de tempestade de citocinas, que danificam a camada protetora dos vasos sanguíneos do cérebro, como resultado, o vírus consegue invadir o encéfalo e os pacientes desenvolvem convulsões, confusão mental, coma, encefalopatia e podendo levar ao óbito. Esse tem se mostrado o comportamento mais fidedigno do vírus até o momento, mas as pesquisas não param, então fique atento ao nosso blog para saber mais informações sobre o comportamento do coronavírus no sistema neurológico e outras informações sobre a especialidade.