A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica que compromete o sistema nervoso central (SNC), provavelmente autoimune. Uma das características mais importantes desta patologia é a imprevisibilidade dos surtos, na qual, ocasiona dificuldades motoras e sensitivas aos seus portadores.

Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso.

No Brasil, cerca de 35 mil pessoas convivem com a doença, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – ABEM. O número da população mundial afetada pela EM, aumentou de 2,1 milhões em 2008 para 2,3 milhões no último levantamento.

 Sintomas de esclerose múltipla

Em geral, a esclerose múltipla acomete pessoas jovens, entre 20 e 40 anos, predominando nas mulheres. As manifestações dependem dos nervos que são afetados podendo ir e vir, enquanto outros permanecem. Os sintomas variam em:

• Depressão;

• Dores crônicas;

• Problemas sexuais;

• Dificuldade cognitiva;

• Incontinência urinária;

• Espasmos musculares;

• Fadiga e formigamentos;

• Perda de força ou falta de equilíbrio;

Quem possui esta doença, pode ter um único sintoma e, em seguida, passar meses ou anos sem qualquer outro. Para algumas pessoas, a manifestação se torna pior dentro de semanas ou meses. Um médico especialista deverá ser consultado para uma avaliação completa e diagnóstico preciso.

A causa envolve predisposição genética (com alguns genes já identificados que regulam o sistema imunológico) e fatores ambientais, bem como infecções virais (vírus Epstein Barr).

Também estão relacionados para o surgimento da doença: a baixa exposição ao sol e consequente níveis baixos de vitamina D; exposição ao tabagismo e obesidade, principalmente na fase da adolescência, além do contato com solventes orgânicos, de acordo com um artigo publicado na revista Neurology em 2018.

Quem devo procurar?

Na clínica Araújo & Fazzito, a especialista em neurologia é a Dra. Mirella Fazzito, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, UNITAU, em 2004, com especialização no serviço de neurologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo entre 2006 e 2008.