A Clínica Araújo & Fazzito já produziu diversos conteúdos sobre o que se sabe até o momento sobre os efeitos neurológicos do coronavírus, mas ainda não existia nenhum estudo que mostrava especificamente como o vírus chega ao cérebro.

Já informamos aqui sobre as fases da doença no organismo humano, as mortes por trombose, as últimas descobertas através dos estudos realizados pela Unicamp e pelo Northwestern Memorial Hospital, Chicago e os distúrbios mentais associados à doença.

Além disso, o Dr. Antônio Araújo, neurocirurgião da clínica, já gravou um episódio do podcast Minuto Neuro comentando sobre as manifestações neurológicas do novo coronavírus.

Como o vírus chega ao cérebro

O estudo publicado na revista Nature revela vestígios do vírus desde a mucosa olfativa até à região cerebral. As membranas localizadas na extremidade das narinas alojam as células nervosas que permitem ao cérebro traduzir os odores – o que explica que um dos sintomas mais comuns da Covid-19 seja a anosmia, ou perda de olfato.

Durante o estudo, a avaliação da carga viral por meio de amostras de tecido definidas regionalmente, incluindo a mucosa olfatória, bulbo olfatório, tubérculo olfatório, mucosa oral, gânglio trigeminal, medula oblongata e cerebelo, demonstraram os níveis mais elevados de RNA viral para SARS-CoV-2 na mucosa olfatória amostrada diretamente abaixo da placa cribriforme.

O fato de terem também encontrado vestígios da sua presença no tronco cerebral, onde, entre outras coisas, reside o controle da respiração e do ritmo cardíaco, sugere por que esta infeção conduz depois a problemas respiratórios e cardíacos graves.

As alterações neurológicas associadas a COVID-19 clinicamente documentadas incluíram consciência prejudicada, hemorragia intraventricular, cefaleia e alterações comportamentais; isquemia cerebral aguda, infartos agudos, diabetes mellitus, hipertensão, doença cardiovascular, hiperlipidêmica, doença renal crônica, AVC prévio e demência.

Para continuar informado sobre atualizações neurológicas do coronavírus, continue navegando pelo blog da Clínica.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços! Acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!