Neuropatias periféricas – o que é e seus tipos

O sistema nervoso humano é dividido em duas partes: o central, localizado na coluna vertebral e crânio; e o periférico, que forma os nervos responsáveis pela sensibilidade e motricidade de pernas, braços, abdômen e tronco.

A neuropatia periférica é uma condição comum que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo.

Esses nervos periféricos são de extrema importância, isso significa que, caso algo aconteça, as transmissões de mensagens entre o sistema nervoso central e o periférico são interrompidas. E nesse momento o paciente começa a apresentar os primeiros sintomas.

O que acontece na neuropatia periférica?

Formigamentos, perda de sensibilidade nas extremidades, principalmente pés e mãos, perda de força e de massa muscular e dor espontânea. Em sua maioria, as sensações alteradas ocorrem nas pernas, braços, abdômen e tronco, mas também podem acontecer mudanças na pele, unha e pelos.

Os sintomas podem ter evolução lenta e progressiva, no começo sem sinais graves, mas também podem acontecer de maneira acelerada, podendo acometer o paciente de maneira incapacitante e restritiva, o que levará o indivíduo a necessitar de atendimento médico de emergência desde os primeiros sintomas.

Essa evolução pode acontecer no período de dias, semanas, meses ou anos, sendo que depende do nervo afetado. Por isso, é importante diagnosticar a causa e grau da doença e começar o tratamento o mais rápido possível.

Quais são os tipos?

Mononeuropatia: É a lesão de um único nervo periférico, como por exemplo o nervo mediano, na síndrome do túnel do carpo.

Mononeuropatia múltipla: Quando mais de um nervo periférico é comprometido. A hanseníase é um exemplo, causando geralmente perda de sensibilidade associada a espessamento (engrossamento) dos nervos, mais perceptível no nervo ulnar.

Polineuropatia periférica: Afeta diversos nervos e costuma se apresentar nas mãos e pés, acompanhado de alterações na espessura da pele.

Caso tenha algum sintoma, busque um profissional, a Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento neurológico e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços!