O câncer de mama é o segundo tipo da patologia que mais afeta o sexo feminino. Além disso, também é o que mais causa comorbidades psiquiátricas. Para a neurociência, estes sintomas comportamentais têm relação com o envolvimento do córtex pré-frontal no processo de aparecimento em parte dos transtornos psiquiátricos.

Mas, embora a neurologia e a neuropsicologia expliquem muito bem os transtornos psicológicos, elas só devem ser procuradas em casos da duração excessiva dos sintomas.

Para ajudar as mulheres a lidarem melhor com a ansiedade e estresse gerados pela doença, é necessário acompanhamento de um psicólogo, além de melhorar os hábitos alimentares, a qualidade do sono e a rotina de exercícios.

Transtornos psicológicos e o câncer de mama

O diagnóstico de um câncer de mama é um momento difícil que pode gerar transtornos psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. A paciente, ao receber o diagnóstico, ou simplesmente a expectativa do exame, pode sentir-se tensa, preocupada, irritada, angustiada, além de apresentar dificuldades de concentração.

Estes sintomas podem reduzir a imunidade e afetar a qualidade de vida. De acordo com o estudo, publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem, chamado “Ansiedade e o enfrentamento de mulheres com câncer de mama em quimioterapia” [LINK https://www.scielo.br/j/rlae/a/LTncTVX4v6knbtMfJGJ7Znf/?lang=pt&format=pdf ], o modo como a paciente enfrenta a doença e o tratamento permite que ela consiga superar esta adversidade da melhor forma possível, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Sobre a Campanha

A Campanha Outubro Rosa visa conscientizar a população, sobretudo as mulheres, sobre a importância do autoexame da mama, como forma de prevenção ao câncer de mama.

É um movimento internacional que dura todo o mês de outubro com a finalidade de transmitir informações relevantes às pessoas, estimulando mulheres a realizarem seus exames de rotina e frequentarem seu ginecologista, garantindo assim a saúde da mulher.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa deste movimento desde 2010 promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como contribui na produção de materiais educativos, a fim de disseminar informações sobre fatores protetores e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Sobre a doença

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Os principais sintomas são: caroço endurecido, fixo e indolor no seio, pele da mama avermelhada, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido em um dos mamilos.

Não há causa única, diversos agentes estão relacionados ao aparecimento da doença, como o histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso e envelhecimento.

A Clínica Araújo & Fazzito relembra a importância desta Campanha para a prevenção da doença, assim como a relevância de cuidar da saúde mental nestes casos. Cuide-se!