Pesquisa aponta que COVID-19 pode causar dores crônicas em pacientes que tiveram sintomas leves da doença

Um estudo sugere que parte dos pacientes infectados com novo coronavírus podem apresentar dores crônicas após se curarem da doença.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o artigo foi publicado no periódico European Journal of Pain e aponta que as dores podem surgir mesmo em casos que o paciente apresentou sintomas leves da COVID-19.

As dores crônicas e a COVID-19

Os autores avaliaram 119 pessoas, sendo 46 diagnosticados com infecção pelo SARS-CoV-2 e 73 livres da doença. Os pacientes ficaram internados no Hospital das Clínicas de São Paulo entre abril e agosto de 2020 e todos fizeram testes sorológicos ou RT-PCR para identificar a presença ou não do vírus no organismo.

As análises mostraram que mais de 19% dos pacientes que tiveram covid-19 apresentaram quadro de dor crônica três meses após a alta hospitalar.

No grupo controle, essa taxa foi de menos de 2%. Quadros de dor são comuns após infecções virais e a permanência prolongada na UTI pode agravar o problema.

Segundo os autores, é preciso aprofundar os estudos a fim de entender melhor a relação entre dor e infecção pelo SARS-CoV-2.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços! Especialidades AeF
Acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!