Tumor cerebral: Recidiva
O diagnóstico de um tumor é sempre um momento doloroso para o paciente e para a família, ao contrário do momento da cura.
No entanto, muitas pessoas que já tiveram o diagnóstico da doença apresentam maior chance para desenvolver a situação novamente, e esse momento é chamado de recidiva do câncer.
Ainda não é possível afirmar porque pessoas que já tiveram algum tipo de tumor têm maior reincidência da doença, mas acredita-se que isso ocorra por conta da alteração imunológica ou genética que o tratamento causa.
Tumores cerebrais e a recidiva
Os tumores cerebrais primários em geral não dão metástase para outros órgãos. Os tumores malignos, ou aqueles benignos que malignizam, costumam recidivar no local, ao redor da cavidade cirúrgica prévia.
Neste caso em questão, vemos a malignização de um oligodendroglioma (grau II) para um oligodendroglioma anaplásico (grau III), com recidiva local nas bordas de cavidade cirúrgica prévia.
A cirurgia consiste em máxima ressecção segura, guiada por neuronavegação e sob monitorização eletrofisiológica intraoperatória.
Na clínica Araújo & Fazzito, o especialista em neurocirurgia é o Dr. Antônio Araújo, que atua, principalmente, nos casos em que os sistemas nervosos central, periférico e autonômico são afetados, fase em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária.
Confira o vídeo do Dr. Antônio Araújo executando uma microcirurgia para recidiva de tumor cerebral clicando aqui!