A importância de manter a coluna fortificada durante o isolamento social

A quarentena fez com que muitas pessoas parassem de praticar suas atividades habituais, inclusive os exercícios físicos. Por conta desse “sedentarismo forçado” é importante ter uma maior atenção com a coluna, que pode sofrer com a inatividade e causar muitas dores.

E mesmo aquelas pessoas que não praticavam atividades físicas, nesse período estão se locomovendo menos e precisam criar saídas para continuarem ativas e cuidando da saúde da coluna.

 

O cuidado com a coluna

Algumas doenças que envolvem a coluna podem ser evitadas com alguns cuidados básicos, como manter a postura ideal e fortalecer os músculos que envolvem ela.

Por exemplo, ficar horas sentado na cadeira do computador, sem levantar para nenhum alongamento de pescoço, costas e pernas, provavelmente irá resultar em alguma dor.

Quando as dores passam a ser frequentes e o paciente não tem os cuidados necessários, os casos podem evoluir para doenças mais graves e que precisam de algum tipo de interferência cirúrgica.

Como fortificar a coluna?

Alguns exercícios podem ajudar a melhorar a postura e fortalecer os músculos envolvidos com a coluna vertebral. Vejas alguns:

– Alongamento: Ele pode ser para coluna vertebral, dorsal ou cervical.

– Abdominal: Os músculos abdominais são importantes para a estabilização de coluna.

– Ponte: Usado para fortalecer a região das costas, a ponte também fortalece os glúteos e os músculos posteriores da coxa.

– Prancha: Trabalha a parte anterior do corpo e ajuda a musculatura estabilizadora.

O ideal é procurar um profissional médico que possa oferecer um planejamento de atividades para fazer em casa e que possa acompanhar o processo. A Araújo & Fazzito segue apoiando os cuidados preventivos para os pacientes durante a pandemia.