Covid-19 e as mortes por trombose

O coronavírus, em casos mais graves, causa tempestades de Citocinas, que são proteínas inflamatórias que começam nos pulmões e vão para os vasos sanguíneos de todos os órgãos do corpo, resultando em pequenos coágulos, fenômenos trombóticos e derrames.

Aqui no blog já falamos sobre as últimas informações que a ciência tem a respeito dos efeitos neurológicos que ele pode causar, em menor ou maior grau, nas pessoas afetadas pela doença, veja aqui!

No podcast da Clínica, o Dr. Antônio Araújo, neurocirurgião da Araújo & Fazzito, mostrou como a Covid-19 se comporta no organismo e principalmente no sistema neurológico.

 

Os casos de grande repercussão

Um caso que ficou conhecido mundialmente foi o do ator da Broadway, Nick Cordeno, que chegou a passar meses internado, teve trombose decorrente da doença, amputou a perna por conta da má circulação sanguínea e, mesmo assim, veio a falecer.

Mais recentemente, agora no Brasil, foi a morte do jornalista Rodrigo Rodrigues por conta de uma trombose venosa cerebral causada pela COVID-19. Rodrigues teve morte encefálica, mesmo passando por uma cirurgia para aliviar a pressão intracraniana.

“Na COVID-19 há uma inflamação na parede dos vasos do cérebro, levando a ocorrência de eventos cerebrovasculares, tais como AVC isquêmico ou trombose venosa cerebral.” explica o Dr. Antônio Araújo.

“A camada interna dos vasos chamada endotélio fica inflamada, favorecendo o acúmulo de plaquetas, levando a trombose e entupimento dos vasos. Estados inflamatórios sistêmicos pioram esta ocorrência, tais como o diabetes e a obesidade.” Finaliza o médico.

Por isso, é importante, mesmo com a retomada gradual das atividades, seguir todas as normas de higiene colocadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e manter o distanciamento social.

E lembre-se, caso sinta algum sintoma, procure por um especialista!

Para manter-se informação sobre os efeitos da COVID-19 e sobre mais assuntos da especialidade, fique atento ao blog da Clínica Araújo & Fazzito e ao podcast Minuto Neuro.