A neuropsicologia é uma especialidade de interseção entre a Neurologia e a Psicologia, como o próprio nome diz, sendo a primeira relacionada ao estudo do sistema nervoso e a outra, uma análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.

Neuropsicologia no cotidiano

As atividades cognitivas são responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas cotidianas e é um dos conceitos aplicados na neuropsicologia. Essas tarefas incluem lógica, raciocínio, capacidade de julgamento, estratégia, entre outros aspectos.

Todos esses processos são experimentados diariamente e acompanhados de uma série de problemas, simples ou complexos, que passam pelo cérebro a cada instante.

O ser humano precisa ser capaz de lidar com tais problemas utilizando das atividades cognitivas e, assim, analisar a situação. Desta forma, é possível pensar em estratégias para lidar no dia a dia, além de prever possíveis consequências para cada pessoa. A vida oferece diferentes desafios e situações imprevistas que precisam de habilidade para lidar da maneira correta.

Por exemplo, ao detectar um cheiro de fumaça (atenção), ele vai reconhecer (percepção) de acordo com o que já foi aprendido (memória) que esse pode ser um sinal de incêndio; a partir de então ele busca estratégias para solucionar o problema, como primeiro se certificar do que se trata, manter a calma, retirar as pessoas do local, e chamar por socorro (funções executivas).

Para ler mais sobre a neuropsicologia entre no texto “A neuropsicologia e a memória”